Papelaria

Da pré-história à atualidade: a pintura como forma de expressão da humanidade.

Da pré-história à atualidade: a pintura como forma de expressão da humanidade.

Obra produzida pelo tatuador e desenhista Gilmário Leite.

Por: Henrique Interaminense

A pintura sempre foi uma forma da humanidade expressar sentimentos, cotidiano, fatos e sonhos. É assim desde a pré-história! As pinturas rupestres estão ai para provar. Feitas com resto de plantas e gordura de animais, esses desenhos permanecem nas pedras e cavernas até hoje. Sobre isso, fiz uma reportagem em 2016 mostrando a descoberta de sítios arqueológicos na cidade de Canapi, no sertão de Alagoas e vou deixar o link para vocês darem uma olhada: https://www.youtube.com/watch?v=UMcCz5iI0Iw&t=93s

Pintura rupestre registrada no sítio conhecido com Pedra Rica, localizado no município de Canapi, sertão de Alagoas. Foto: Douglas Brandão.

Portanto, a arte é essencial para as pessoas principalmente em momentos dificeis como o que estamos vivendo com a pandemia. Por isso, deve ser sempre estimulada em crianças e adultos! E para fazer arte não precisa de muita coisa! Basta usar a inspiração e os materiais certos. A pintura em tela é uma ótima maneira de começar a expressar suas ideias e sentimentos.

Para começar a pintar em tela, é preciso estudar a imagem que quer reproduzir antes e separar os pincéis e cores que vai utilizar. Segundo o tatuador Gilmário Leite, “é preciso estudar a referência das imagens que vai projetar no espaço da tela, eu analiso tudo. Assim, eu sei qual cor vou usar e quais posso utilizar para misturar e dar outro tom. Também analiso e separo os pinceis que vou utilizar.”

Mas, calma! Para você que está iniciando comece pelo básico. Compre tinta guache e use as cores primárias: amarelo, azul e vermelho. Com elas, você pode criar outras cores.

Créditos: Site Grafitti.

Para pintar na tela ideal, é preciso pensar qual tamanho você vai querer seu desenho. Há vários tamanhos de tela disponíveis no site da Papelaria Master que vão desde a menor 20x20 até a maior 30x40. E para apoiar a tela, a dica é utilizar um cavalete, principalmente se for pintar ao ar livre. Use sua inspiração e mãos à obra!

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?